TCC


O TCC possibilita a utilização, na prática, dos principais conhecimentos adquiridos no Curso de Engenharia de Computação. O TCC é uma atividade obrigatória da graduação definida como essencial para a formação de um profissional de engenharia.

 As disciplinas associadas ao TCC têm como objetivos: 

      * Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa; 

      * Desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação; 

      * Despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas; 

      * Estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados; intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; 

      * Estimular a construção do conhecimento coletivo; 

      * Estimular a interdisciplinaridade; 

      * Estimular a inovação tecnológica; 

      * Estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido, e 

      * Estimular a formação continuada.

responsável: Professora Keiko Veronica Ono Fonseca (DAELN)

As Diretrizes para o TCC do Curso de Engenharia de Computação são baseadas no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para os Cursos de Graduação da UTFPR.


Disciplina de TCC 1

Nesta disciplina deve ser elaborada a Proposta do Trabalho de Conclusão de Curso com a ajuda de um professor orientador.

A qualidade da proposta será avaliada por uma comissão específica para este fim. Os requisitos a serem atendidos para a aprovação na disciplina são:

  • a aprovação da proposta pela comissão
  • a comprovação de presença em ao menos duas defesas de trabalhos de conclusão de curso

A proposta deve ser entregue em formulário próprio fornecido pelo professor de TCC com a assinatura (anuência e ciência) do orientador.

COMISSÃO DE TCC do curso de Engenharia de Computação

    Cabe a uma comissão de TCC nomeada pelo colegiado do curso a responsabilidade de avaliar a qualidade da proposta de projeto (TCC1) e a sua execução (TCC2) tal que estejam de acordo com o perfil desejado do egresso do curso de Engenharia de Computação da UTFPR Curitiba.   

 objetivo da comissão

  •  Controlar a execução do TCC desde sua concepção até a sua entrega no sentido de formar um profissional de engenharia, conforme diretrizes estabelecidas pelo Projeto Pedagógico do Curso.

 metas

  •  Aumentar, promover e garantir o nível de qualidade técnica-científica dos TCC do curso, valorizar trabalhos com foco social e/ou empreendedor.

 membros da comissão de TCC do curso de Engenharia de Computação (vigente desde novembro de 2015):

      ** Gustavo Benvenutti Borba (DAELN)- coordenador do curso

      ** Keiko Fonseca (DAELN)- prof. de TCC2 e de TCC1

      ** a ser indicado (DAINF)- membro

      ** Daniel Pipa (DAELN)- membro

      ** João Rebelatto (DAELN)- membro

      ** Anelise Munaretto Fonseca (DAINF) - membro

      ** Ricardo Lüders (DAINF) -membro

      ** Bogdan Tomoyuki Nassu (DAINF) - membro

A renovação dos membros da comissão é periódica com manutenção de 1/3 da comissão e tem o objetivo de preservar a memória do processo de trabalho e referências dos resultados, bem como para disseminar entre todos os docentes do curso a responsabilidade coletiva pela formação profissional do discente do curso.

  Metodologia de trabalhos da comissão

 (1) reunião ordinária agendada no início do semestre letivo (data divulgada previamente) para:

      * avaliação de propostas de TCC: contribuir e fomentar propostas de TCC de alto nível técnico-científico.

      * avaliação geral de projetos de TCC defendidos no último semestre.

 (2) se necessário, participar em bancas de defesa de projetos de TCC e avaliar o resultado do projeto em relação à proposta aprovada.

 A Avaliação das propostas de TCC1 pela comissão

As propostas disponíveis em formulário padrão (link para o formulário) e assinadas pelos proponentes e pelo professor orientador são disponibilizadas aos membros da comissão que as avalia conforme critérios de:

      * qualidade técnico científica;

      * exequibilidade (escopo, metodologia, complexidade, prazo, tamanho da equipe, recursos necessários)

      * foco social

      * foco empreendedor

Disciplina de TCC 2

A avaliação da execução do projeto e defesa de TCC2

 Cabe ao professor orientador o acompanhamento da execução do projeto e a formação da banca de avaliação (defesa do projeto);

 Cabe ao professor da disciplina e dos membros da comissão o controle da aplicação das diretrizes estabelecidas para os TCCs.

 Sobre a execução do projeto

 a execução do projeto não é limitada somente ao ambiente acadêmico mas valoriza-se a execução relacionada também a outros ambientes (acadêmico, industrial, empresarial, outros) tais como competições, projetos de pesquisa, desenvolvimento de produtos, projetos em estágios, em intercâmbios no exterior,entre outros.   

  Sobre a banca:

      * deve julgar se o projeto executado corresponde àquele submetido e aprovado como proposta.

      * deve conter em sua composição mínima o orientador e dois membros convidados expert no tema do projeto em avaliação. É desejável mas não obrigatório um membro da comissão de TCC participar da banca.

 Sobre a defesa:

 A data da defesa do trabalho, o local e horário são acertados em comum acordo entre os membros da banca e o(s) candidato(s).

 Cabe ao orientador a organização dos trâmites da defesa e o repasse das informações da mesma ao professor responsável de TCC com a devida antecedência para divulgação aos demais discentes e docentes do curso.

 Cabe ao orientador a responsabilidade pela elaboração da ata de defesa e o encaminhamento da mesma bem como os anexos e a versão final do TCC ao professor responsável por TCC2 para devido registro acadêmico.

As informações sobre a defesa devem constar o título do trabalho, equipe executora, data, horário e local da defesa, composição da banca (orientador, membros, externos) bem como o departamento/instituição de origem. O resumo do trabalho deve ser fornecido bem como as palavras chaves.

  Sobre a entrega da versão final e lançamento de notas

(1) regido pela instrução normativa  IN 01/2011 disponível em Instrução Normativa

 (2) os documentos são entregues para o professor de TCC2 que os encaminha via departamento para a biblioteca.

 (3) além dos documentos estabelecidos pela IN 01/2011, quando não houver restrições de divulgação, espera-se da equipe um pequeno vídeo sobre o TCC realizado para fins de divulgação do curso a ser disponibilizado ao professor de TCC.

Modelos de Documentos TCC1 e TCC2

Modelo da Proposta https://nuvem.utfpr.edu.br/index.php/s/obDQOeUDZPKYmqv

Ata da defesa - https://nuvem.utfpr.edu.br/index.php/s/4LLymQI78qOZCY7

Apêndices para entrega da versão final - https://nuvem.utfpr.edu.br/index.php/s/fSejyozpJq1FPOr

Lista de presença na defesa de TCC2 - https://nuvem.utfpr.edu.br/index.php/s/Az4zh82sNJyv9b9

Termo de confidencialidade (se necessário): https://nuvem.utfpr.edu.br/index.php/s/b4ia53JznWIyG0c

 

FAQ - Dúvidas Frequentes sobre o Trabalho de Conclusão de Curso.

 Até quando devo submeter minha proposta de TCC para avaliação da comissão? 

quem define é o professor de TCC1 mas a data deve ser compatível com o calendário de reuniões da comissão divulgado no início do semestre.

Quanto tempo antes devo programar e agendar a defesa de TCC2?

quem decide é o orientador mas espera-se que a banca receba o documento do TCC para avaliação pelo menos 10 dias antes. Eventualmente, em comum acordo com a banca, este prazo pode ser reduzido.

Uma vez matriculado em TCC2, se não defender o meu TCC no semestre letivo, devo refazer a matrícula de TCC2 no próximo semestre?

Segundo o Art. 24o do novo regulamento de TCC da UTFPR, a etapa de desenvolvimento do TCC 2 e a defesa final, incluindo a entrega de toda a documentação e correções, deverão acontecer no prazo de um semestre.
§ 1o - Caso o aluno não tenha concluído com êxito o TCC 2 durante o semestre, o mesmo será automaticamente rematriculado por mais um semestre;
§ 2o - O aluno que não concluir o TCC 2 no prazo máximo estabelecido no § 1o desse artigo, somente poderá obter renovação de matrícula após justificativa e concordância do professor orientador, do professor Responsável pelo TCC e do Coordenador de Curso.
§ 3o - O aluno será considerado reprovado caso não tenha sido aprovado ou não tenha a permissão para renovação da matrícula no TCC 2.

Quem escolhe a banca, estabelece o horário e o local de defesa do TCC?

o orientador. A banca deve ser informada, data, horário e local da defesa devem ser informados ao professor de TCC com pelo menos 1 semana de antecedência.

O que é necessário fazer se desejar mudar de proposta de TCC? 

apresentar nova proposta assinada pelo orientador e submetê-la à apreciação da comissão. A apreciação se fará nas reuniões regulares da comissão.

Posso mudar de equipe ou mudar os componentes da equipe mantendo a mesma proposta? 

Não. Mas mudanças de escopo nas propostas já aprovadas podem ser requeridas e se aprovadas pela comissão, podem ser executadas como propostas válidas para o trabalho de conclusão de curso.

O que fazer depois da defesa?  

Realize as correções exigidas pela banca e pelo seu orientador. se aprovado, preencha os anexos exigidos para o registro na biblioteca da UTFPR, grave um arquivo com a versão final corrigida e os anexos. Lembre de incluir a folha de aprovação com os nomes dos membros da banca com sua titulação e instituição de origem) - esta folha não é a original assinada.
O seu orientador deve encaminhar ao professor de TCC2 o arquivo da versão final por email ou por upload na pasta indicada pelo professor de TCC2, a ata original da defesa e os anexos requeridos pela biblioteca.

Do aluno espera-se a doação de um vídeo de 1 a 2 minutos sobre o TCC defendido para fins de divulgação do curso, a ser entregue ao professor responsável de TCC.